É a primeira fase do programa terapêutico-educativo. É uma comunidade mista, hierárquica, com uma media mensal de 80 residentes.Tem uma duração média de 12 meses.
Na Comunidade Terapêutica é trabalhada a vida de relação, a história pessoal e a área emocional, por forma a promover a motivação e o sentido para uma mudança de vida.
A intervenção terapêutica-educativa realiza-se através de acompanhamento individual, grupos de auto-ajuda, seminários formativos, grupos de expressão de sentimentos: terapia pela arte, dramatizações, bonding, acompanhamento familiar paralelo, grupos de prevenção de recaída.
A estruturação do dia-a-dia é realizada com especial atenção ao desenvolvimento de competências e ao rigor no cumprimento das tarefas diárias.
A Comunidade Terapêutica acompanha também pessoas com problemas de abuso e dependência de álcool, com um programa que tem a duração média de 6 meses.
Recebemos ainda, na mesma Comunidade, num Programa devidamente adaptado, pessoas toxicodependentes com duplo diagnóstico (doença mental concomitante).
A Comunidade Terapêutica está licenciada pela SICAD e tem 77 camas protocoladas.